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Permite efetuar o registo de um utilizador para aceder à área reservada da plataforma de serviços online do Município. Este registo possibilita o acesso aos seguintes serviços:

  • Submissão de requerimentos e seus elementos instrutórios;
  • Acompanhamento da tramitação/evolução de requerimentos e processos;
  • Consulta de dados, documentos e processos submetidos.

Registo de utilizador
Identificação

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*

*

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Morada ou sede social

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Dados de Acesso

*

Utilize, pelo menos, 9 letras e/ou números.

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Para garantir que a palavra chave está correta, por favor, escreva-a novamente.
Outras Declarações

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Como realizar

1.1 REQUISITOS NECESSÁRIOS
Para fazer o pedido de registo através do Portal de Serviços Online do Município necessita de dispor dos seguintes requisitos:

  • Computador com acesso à Internet;
  • Impressora multifunções ou digitalizadora/scanner ligado ao computador;
  • Endereço de correio eletrónico (conta de e-mail);
  • Caso possua e pretenda utilizar Cartão de Cidadão:
    • Ativar da assinatura digital do cartão do cidadão (caso não esteja ativa);
    • PIN da Morada, de Autenticação e da Assinatura Digital;
    • Software para utilização do Cartão de Cidadão instalado no seu computador. Este pode ser obtido em https://www.autenticacao.gov.pt/cc-aplicacao;
    • Instalar, no seu computador, do plugin Autenticacao.Gov;
    • Leitor Smartcard;
    • Instalar, no seu computador, da solução AIRCtray para conseguir assinar requerimentos no Portal de Serviços Online. 
  • Caso pretenda utilizar a Chave Móvel Digital (CMD):

1.2 SUBMISSÃO DO PEDIDO
O pedido de registo no Portal de Serviços Online do Município de Castro Daire poderá ser efetuado:

  • Através do portal servico.online@cm-castrodaire.pt, caso disponha dos requisitos referidos no ponto 1.1;
  • Ou presencialmente através do acesso mediado por trabalhador do Município. 

I. Registo através do Portal de Serviços Online

1. Preenchimento do Formulário de Registo:

i. Preencher:

        • Através do Cartão de Cidadão/Chave Móvel Digital (recorrendo à ligação "Preencher através do portal autenticação.gov.pt”). Esta forma de preenchimento apenas pode ser utilizada para o registo de pessoas singulares;
        • Manualmente (os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório).

ii. Definir palavra-chave com pelo menos 9 letras, números e/ou carateres especiais;

iii. Efetuar o upload dos documentos comprovativos de identificação caso se trate de pessoa coletiva.

iv. No final do preenchimento do formulário, selecione a opção “Efetuar registo”.

v. Após selecionar a opção “Efetuar registo”, o portal disponibiliza o seu Contrato de Adesão (em formato PDF).


2. Validação do endereço de correio eletrónico:

i. Após a submissão do formulário, receberá na sua caixa de correio eletrónico (que indicou no formulário de registo) um email do endereço servico.online@cm-castrodaire.pt.

        • Se não receber brevemente esta comunicação, deverá verificar o SPAM (correio não solicitado) da sua caixa de correio eletrónico, e após essa verificação enviar um email para servico.online@cm-castrodaire.pt, informando que não rececionou a mensagem de validação do endereço de correio eletrónico. 

ii. Para concluir o pedido de registo, deverá, no seu e-mail, clicar no link fornecido para proceder à validação do endereço de correio eletrónico e receberá uma mensagem a confirmar a validação com sucesso.


II. Aceitação do Registo do Utilizador nos Serviços Online pelo Município:

i. Após o Município verificar as condições para aceitação do seu registo, receberá na sua caixa de correio eletrónico (que indicou no formulário de registo) um e-mail do endereço servico.online@cm-castrodaire.pt, a confirmar a finalização do processo de registo e que se encontra em condições de utilizar o Portal de Serviços Online.


III. Aceder à Área Reservada do Portal de Serviços Online

i. Após receber o e-mail de finalização do processo de registo, poderá aceder à área reservada do Portal de Serviços Online, através da opção “Autenticação” e:

        • Clicar na ligação “Autenticação unificada através do portal autenticação.gov.pt” caso se queira autenticar com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;
        • Ou introduzir o seu número de contribuinte e a senha de acesso (password) que definiu;


IV. Cancelamento do Registo no Portal de Serviços Online

i. Pode solicitar o cancelamento do registo no Portal de Serviços Online através do: 

        • Envio de e-mail para o endereço servico.online@cm-castrodaire.pt;
        • Envio de carta registada com aviso de receção para o endereço indicado no ponto “Contactos”.

ii. Neste pedido de cancelamento deve indicar, pelo menos, os seguintes elementos:

        • Nome/Denominação completa;
        • Número de identificação civil do documento de identificação e/ou NIF/NIPC.

V. Manual de ajuda ao registo

Manual Registo Serviços Online 


O que devo saber

2.1 ÂMBITO DO PEDIDO
Se efetuar o registo com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (aplicável apenas ao registo de pessoas singulares)
e apenas necessita de aceitar os termos de adesão aos serviços online, dispensando-se a assinatura do Contrato de Adesão.


Se efetuar o registo sem o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (aplicável nos restantes casos):

  • Após efetuado o registo deverá ir ao email que usou para fazer o mesmo e validar o link que lhe foi enviado. Caso não tenha recebido o email com o link de validação deverá enviar um email para servico.online@cm-castrodaire.pt a solicitar que lhe seja reeenviado um novo email de validação do registo.
  • No caso de se tratar de uma empresa ou Pessoa Coletiva deverá enviar em anexo o(s) Documento(s) de Identificação do(s) Representante(s) Legal(ais).
  • Após validação do email é só aguardar que os serviços do município validem o seu registo e por sua vez irá receber um email a informar que o seu registo se encontra concluído.

2.2 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

  • Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro;
  • Decreto-Lei n.º 135/99, de 22 de abril, na sua redação atual;
  • Lei n.º 7/2007, de 5 de fevereiro, na sua redação atual;
  • Lei n.º 37/2014, de 26 de junho, na sua redação atual.

2.3 OUTRAS INFORMAÇÕES
Proteção de Dados

  • Os dados pessoais recolhidos no formulário para apresentação deste pedido são exclusivamente necessários para a sua tramitação pelo Município. Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), encontra-se prevista, na caixa “Informações Adicionais” do referido formulário, informação sobre o tratamento dos dados pessoais disponibilizados a realizar pelo Município.
  • Ao/À requerente (titular dos dados pessoais) é garantido o direito de acesso, de retificação, de apagamento, de portabilidade, de ser informado/a em caso de violação da segurança dos dados e de limitação e oposição ao tratamento dos dados pessoais recolhidos. O/A requerente (titular dos dados pessoais) tem ainda direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo nacional (Comissão Nacional de Proteção de Dados).
  • Para exercício dos seus direitos, os/as titulares, poderão:
    • Preencher o respetivo formulário nos serviços online;
    • Remeter uma mensagem para geral@cm-castrodaire.pt;
    • Preencher o respetivo formulário no Balcão de Atendimento Municipal (BAM);
    • Remeter uma comunicação postal para o endereço postal do Município.
  • Para mais informações sobre as políticas de privacidade do Município, consulte o nosso site em www.cm-castrodaire.pt ou envie um e-mail para geral@cm-castrodaire.pt.

2.4 CONTACTOS 
Câmara Municipal de Castro Daire


Morada:
Rua Dr. Pio Figueiredo, 42|3600-214 Castro Daire
Telefone: (+351) 232 382 214
Fax: (+351) 232 382 923
E-mail: geral@cm-castrodaire.pt
Site institucional: www.cm-castrodaire.pt
Serviços online: servicosonline.cm-castrodaire.pt 


Horário de funcionamento: 
Segunda a Sexta-feira das 09h00m às 17h00m.

O que posso esperar

3.1 PRAZOS DE EMISSÃO/DECISÃO
Deverá ser respeitada a seguinte calendarização:

  • O pedido de registo será validado pelo Município no prazo de 7 dias, após a submissão/entrega e verificação de todos os elementos/documentos.

3.2 VALIDADE DA PRETENSÃO

  • O registo dos utilizadores nos serviços online é válido nas condições previstas no respetivo contrato de adesão.